ÚLTIMOS

Documentário “Madeleine à Paris” estreia no Canal Brasil

Roberto Chaves. Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira, dia 15 de maio, às 20h30, o Canal Brasil exibe pela primeira vez o documentário "Madeleine à Paris", de Liliane Mutti. A obra retrata a vida do baiano Roberto Chaves, conhecido como Robertinho, um multiartista negro, queer e filho de santo que há mais de 30 anos migrou da Bahia para a capital pariense e hoje divide sua rotina entre dois mundos: o cortejo de lavagem das escadarias da Igreja da Madeleine e as performances como Arlequim em cabarés da noite parisiense. O filme também aborda sua trajetória como dançarino e seus desafios na luta por identidade na diáspora afro-brasileira de Paris.

A trama se passa entre as cidades de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, e Paris, onde, há mais de 20 anos, Roberto reúne quase 60 mil pessoas sob sua liderança durante o ritual de lavagem dos degraus da Igreja da Madeleine, localizada em um bairro sofisticado da capital francesa. Para dar conta da complexidade de seu protagonista, o documentário mostra as dualidades de um artista que transita entre o masculino e o feminino, assim como entre o sagrado e o profano.


Madeleine à Paris (2025) (78’) – Inédito

Horário: Quinta, dia 15/05, às 20h30

Direção: Liliane Mutti

Classificação: 12 anos

Sinopse: Roberto Chaves, conhecido como Robertinho, é um multiartista negro que, há 30 anos, saiu de Santo Amaro da Purificação na Bahia e se mudou para Paris. Na capital francesa, o brasileiro é uma estrela dos cabarés da cidade, performando como Arlequim no Cabaré Paraíso Latino. No documentário Madeleine à Paris, acompanhamos a vida profissional e artística desse brasileiro queer e andrógino, filho de santo do Candomblé. Um olhar para a diáspora afro-brasileira na Europa e o cruzamento entre fronteiras físicas e simbólicas, entre o feminino e o masculino, o sagrado e o profano.

Nenhum comentário