Expectativa de recorde no turismo e de oportunidades para o Brasil são destaques do CNN Talks que inaugurou a cobertura da COP30
Da esq. para a dir. o âncora Márcio Gomes, a analista especial para COP30, Patrícia Ellen, o ministro do Turismo, Celso Sabino, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, e o campeão de alto nível da conferência do clima, Dan Ioschpe (Foto: Mateus Souto/CNN Brasil)
Ciente de que os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil especialmente durante a COP30, a CNN Brasil deu a largada na cobertura multiplataforma dos temas que nortearão a cúpula climática agendada para novembro, em Belém do Pará. Nessa jornada, a CNN Brasil já conta com os apoios da Ambipar, Hydro e Copersucar.
Na noite desta quarta-feira (7), uma edição especial do CNN Talks – “Sustentabilidade: COP30, A Chave para o Futuro” - reuniu em Brasília o ministro do Turismo, Celso Sabino, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, o campeão de Alto Nível da COP30, Dan Ioschpe, além de outros representantes dos setores público e privado, sob o tema COP30 – Sustentabilidade, a Chave para o Futuro.
Também fizeram parte da lista de painelistas o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB); a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciana Costa, o presidente do conselho de administração da Copersucar, Luís Roberto Pogetti, e Soraya Pires, head global de soluções da Ambipar.
A ocasião marcou ainda a estreia de Patrícia Ellen, especialista em economia de baixo carbono, como nova analista especial do assunto na CNN Brasil. Ao lado do âncora Márcio Gomes e do jornalista Caio Junqueira, ela mediou os painéis da ocasião.
Ministro aponta impactos positivos
Abrindo o CNN Talks em Brasília, o ministro Sabino falou sobre as expectativas de recordes no turismo nacional, atraídos não só durante a COP30, mas por toda a gama de interesses que o cenário brasileiro despertará em função da 30ª cúpula mundial do clima.
Segundo o ministro, o anúncio do evento e os preparativos para a COP30 já influenciam o setor com resultados positivos no primeiro quadrimestre deste ano. Além disso, a construção de hotéis e locais de hospedagem para a COP já trouxe impacto positivo para a região, inclusive na geração de empregos.
“É muito importante para o turismo, para o Pará, para o Brasil, para a cidade de Belém, mas, sobretudo, muito importante para as sociedades empresariais e para as lideranças governamentais globais que terão pela primeira vez, após 30 COPs, a oportunidade de falar sobre florestas tropicais dentro e na porta de entrada do maior bioma do planeta, que é a Floresta Amazônica”, afirmou.
O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, ressaltou a importância de uma atuação coordenada entre o governo federal e o governo do Pará. E citou programas do governo brasileiro, como o Plano de Transformação Ecológica e o Eco Invest como casos de sucesso nesse âmbito.
“A COP30 é um ponto numa trajetória de várias frentes, mas é fundamental, pois podemos mostrar internacionalmente nossa capacidade. Estaremos reforçando a estratégia de mostrar ao mundo que os ativos socioambientais e serviços produzidos aqui são centrais no equilíbrio climático”, disse Capobianco.
Já o Campeão de Alto Nível da COP30, Dan Ioschpe, afirmou que o Brasil reúne condições para alcançar os objetivos firmados no Acordo de Paris. Na sua avaliação, a economia do carbono é uma estratégia de termos o desenvolvimento socioeconômico.
“Temos muitas soluções, tecnologias, desenvolvimentos maduros. Podemos falar de biocombustíveis, energias renováveis, da floresta. Temos um arsenal positivo de caminhos para contribuir com o atingimento do acordo de Paris através da ação climática e acelerar o desenvolvimento socioeconômico do nosso país”, disse.
O CNN Talks em Brasília contou também com o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, que abordou o quanto o Brasil tem condições de aproveitar a infraestrutura já existente no setor de petróleo para acelerar a transição rumo a uma economia de baixo carbono.
“Todos esses ativos que hoje estão construídos, como refinarias, dutos, caminhões, podem ser convertidos para a produção e distribuição de combustíveis sustentáveis”, explicou Mendes. Como exemplo, mencionou a produção da primeira molécula de combustível sustentável de aviação no país, realizada em uma unidade de refino da Petrobras.
Acordo de Paris sem EUA
O presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Fabiano Contarato (PT-ES), chamou a atenção para a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, um desafio mundial ao qual os demais países devem ficar atentos.
“Temos alguns desafios no âmbito mundial. Por exemplo, a implementação do acordo de Paris sem a participação dos Estados Unidos, que é ponto de reflexão que o mundo tem que estar atento. Temos também o desafio de impulsionar o desenvolvimento econômico sem flexibilizar a legislação ambiental”, afirmou o senador.
O CNN Talks antecipou ainda a confirmação da aprovação do Plano Nacional de Economia Circular, que ocorre nesta quinta-feira (8), pela voz do secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg.
Segundo Rollemberg, o projeto passou por um amplo processo de consulta pública e recebeu mais de 1.500 sugestões da sociedade civil, do setor produtivo e de especialistas da área. O plano faz parte da Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC) e a iniciativa marca a transição do atual modelo de produção linear, baseado na extração, uso e descarte, para um modelo circular, que prioriza o reaproveitamento de materiais, a redução de resíduos e o uso mais eficiente dos recursos naturais.
Casa CNN COP30
Em novembro, um time da CNN Brasil, incluindo âncoras, analistas e repórteres, estará na capital paraense para a COP30, que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro. Durante o CNN Talks desta quarta-feira (7), o âncora Marcio Gomes apresentou as primeiras imagens da Casa CNN Brasil em Belém, um casarão que servirá como QG próprio da multiplataforma no local.
O espaço prevê hospitalidade sob medida para networking, produção de conteúdo e experiências, como entrevistas, brunches, jantares e happy hours exclusivos.
O CNN Talks Sustentabilidade – COP30, A Chave para o Futuro endossou o êxito da iniciativa CNN Talks, que já se notabiliza como um dos eventos de maior relevância nacional com o propósito de reunir autoridades, especialistas e representantes dos setores público e privado, a fim de discutir soluções para os grandes desafios na busca pelo desenvolvimento do Brasil.
Nenhum comentário