ÚLTIMOS

“Motel Destino”, de Karim Aïnouz, chega ao Canal Brasil na Mostra Festival de Cannes

Fábio Assunção e Iago Xavier em “Motel Destino”. Foto: Divulgação

De 13 a 24 de maio, acontece na França a 78ª edição do Festival de Cannes, um dos momentos mais importantes do calendário do cinema mundial. Para entrar no clima do evento, o Canal Brasil exibe nos dias 13 e 20 de maio, a partir das 20h, a Mostra Festival de Cannes, uma programação especial que conta com 13 produções exibidas ou premiadas em edições anteriores do festival. Entre os destaques está “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, que faz sua estreia na televisão no dia 20, às 21h40. A coprodução do Canal Brasil foi aplaudida de pé durante 12 minutos em sua passagem pelo festival, em 2024, quando concorreu à Palma de Ouro, prêmio mais importante de Cannes.

Ambientado em um motel no Ceará, estado natal de Karim Aïnouz, a trama de “Motel Destino” gira em torno de Heraldo (Iago Xavier) que, ao chegar no local, muda a vida dos administradores, Elias (Fábio Assunção) e sua esposa Dayana (Nataly Rocha). O longa-metragem participou de mais de dez festivais nacionais e internacionais desde seu lançamento em 2024 e venceu recentemente a categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Fábio Assunção) no VHS Awards em março deste ano.

No mesmo dia, também serão exibidos os longas: “Medusa”, de Anita Rocha da Silveira (estreia mundial na Quinzena dos Realizadores em 2021), inspirado no mito de Medusa e que narra a história de um grupo de mulheres que fazem de tudo para manter a aparência perfeita em meio a um regime de opressão; “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz (vencedor da mostra Um Certo Olhar em 2019), e acompanha a vida de duas irmãs que são separadas pelo pai e tentam se reencontrar; “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dorneles (vencedor do Prêmio do Júri em 2019), em que moradores de um pequeno povoado no sertão descobrem que a comunidade não consta mais no mapa e percebem a presença de drones, estrangeiros e a falta de água no local.

Continuando a programação vem “O Traidor”, de Marco Bellocchio (estreia no festival em 2019), filme que retrata a vida de Tommaso Buscetta, um dos mafiosos mais famosos na história da Itália na década de 1980; “Los Silencios”, de Beatriz Seigner (estreia na Quinzena dos Realizadores em 2018), que conta a história de uma pequena família colombiana que foge da violência armada do país e chega a uma ilha desconhecida, na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru; e “Cinema Novo”, de Eryk Rocha (levou o prêmio Olho de Ouro em 2016), um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos cinematográficos latino-americanos.

No dia 20, o Canal Brasil exibe “Levante”, de Lillah Halla (exibido na 62ª Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2023 e considerado o melhor filme de estreia pela Federação Internacional de Críticos de Cinema [Fipresci]). O filme acompanha a atleta Sofia (Ayomi Domenica), de 17 anos, que descobre estar grávida na véspera de um campeonato de vôlei decisivo para sua carreira. “Baby”, de Marcelo Caetano (conquistou o prêmio de Melhor Ator [Ricardo Teodoro] na Semana da Crítica em 2024), e narra a história de Wellington (João Pedro Mariano) que, ao deixar uma detenção juvenil, se vê perdido em como recomeçar sua vida, até conhecer Ronaldo (Ricardo Teodoro), que lhe mostra novas maneiras de sustento. “Casa de Antiguidades”, de João Paulo Miranda Maria (seleção oficial em 2020), conta a história de Cristóvão (Antonio Pitanga), um vaqueiro que sai do interior do Brasil em busca de melhores oportunidades na região Sul; em “Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Barbosa (ganhou os prêmios Revelação e Fundação Gan na edição de 2017), o personagem Gabriel decide conhecer a África antes de começar a vida acadêmica na Universidade da Califórnia. “Nelson Pereira Dos Santos - Vida de Cinema”, de Ivelise Ferreira e Aída Marques (exibido na mostra Cannes Classics em 2023), que apresenta a trajetória do cineasta.

A programação especial encerra com “Jauja”, de Lisandro Alonso, que levou o prêmio concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), dentro da mostra Um Certo Olhar em 2014. O longa-metragem é uma coprodução entre Argentina, Dinamarca, França, México, Estado Unidos, Alemanha, Holanda e Brasil. Um capitão dinamarquês e sua filha embarcam em uma viagem que tem como destino um deserto localizado no fim do mundo, mas poucos conseguiram chegar lá com sucesso.


Mostra Festival de Cannes

Horário: Terça, 13/05 e 20/05, a partir das 20h

13 de maio:

Medusa (2023) (128’)

Horário: Terça, dia 13/05, às 20h

Classificação: 16 anos

Direção: Anita Rocha da Silveira

Sinopse: Há muitos e muitos anos, a bela Medusa foi severamente punida por Atena, a deusa virgem, por não ser mais pura. Hoje, a jovem Mariana pertence a um mundo em que deve se esforçar ao máximo para manter a aparência de uma mulher perfeita. Para não caírem em tentação, ela e suas amigas se esforçam ao máximo para controlar tudo e todas à sua volta. Porém, há de chegar o dia em que a vontade de gritar será mais forte.

A Vida Invisível (2019) (139’)

Horário: Terça, dia 13/05, às 22h10

Classificação: 16 anos

Direção: Karim Aïnouz

SinopseA vida de Guida e Eurídice Gusmão, criadas para serem invisíveis aos olhos da sociedade brasileira de 1940, como todas as outras mulheres daquela geração.

Bacurau (2019) (91’)

Horário: Quarta, dia 14/05 (madrugada de terça para quarta), à 0h30

Classificação: 16 anos

Direção: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

Sinopse: Bacurau, um povoado no sertão brasileiro, é abalado pela morte de sua matriarca. Mas algo estranho está acontecendo: o abastecimento de água foi cortado e a aldeia desapareceu completamente dos mapas. Sob ameaça de um inimigo desconhecido, Bacurau se prepara para uma luta pela sobrevivência.

O Traidor (2021) (147’)

Horário: Quarta, dia 14/05 (madrugada de terça para quarta), às 2h40

Classificação: 16 anos

Direção: Marco Bellocchio

Sinopse: A vida real de Tommaso Buscetta, o chamado "chefe dos dois mundos", o primeiro informante da Máfia na década de 1980 na Sicília.

Los Silencios (2018) (88’)

Horário: Quarta, dia 14/05, às 5h10

Classificação: 12 anos

Direção: Beatriz Seigner

Sinopse: Nuria, 12 anos, Fabio, 9 anos, e sua mãe chegam a uma pequena ilha no meio da Amazônia, na fronteira com o Brasil, a Colômbia e o Peru. Eles fugiram do conflito armado colombiano, no qual seu pai desapareceu. Um dia, ele reaparece misteriosamente em seu novo lar.

Cinema Novo (2016) (92’)

Horário: Quarta, dia 14/05, às 6h40

Classificação: 12 anos

Direção: Eryk Rocha

Sinopse: CINEMA NOVO é um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos cinematográficos latino-americanos, através do pensamento e fragmentos de filmes dos seus principais autores. O filme mergulha na aventura da criação de uma geração de cineastas que inventou uma nova forma de fazer cinema no Brasil – a partir de uma atitude política que juntava arte e revolução – e que tinha como desejo um cinema que tomasse as ruas e fosse ao encontro do povo brasileiro.

20 de maio:

Levante (2024) (97ʼ)

Horário: Terça, dia 20/05, às 20h

Classificação: 16 anos

Direção: Lillah Halla

Sinopse: O filme acompanha Sofia (Ayomi Domenica), uma jovem atleta de 17 anos que, às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo para sua carreira como esportista, descobre que está grávida. Ela decide interromper a gravidez de forma clandestina, mas um grupo fundamentalista está disposto a detê-la para que não realize o aborto. Entretanto, Sofia está decidida e conta com uma vasta rede de apoio e com o amor dessas pessoas.

Motel Destino (2024) (112’) - Inédito

Horário: Terça, dia 20/05, às 21h40

Direção: Karim Aïnouz

Classificação: 18 anos

Sinopse: O Motel Destino em tons de neon é um hotel de sexo à beira da estrada sob o céu azul ardente da costa do Norte do Brasil, administrado pelo boorish Elias e sua frustrada e bela esposa Dayana. Quando Heraldo, de 21 anos, se vê no motel, depois de errar um golpe e fugir da polícia e da gangue que ele decepcionou, Dayana se vê intrigada e o deixa ficar. Enquanto os dois navegam em uma dança de poder, desejo e libertação, um perigoso plano de liberdade surge. Neste noir tropical, lealdades e desejos se entrelaçam, revelando que o destino tem seu próprio design enigmático.

Baby (2025) (104ʼ)

Horário: Terça, dia 20/05, às 23h40

Classificação: 16 anos

Direção: Marcelo Caetano

Sinopse: Baby é o apelido que Wellington (João Pedro Mariano) recebe. Ele é um rapaz recém-liberto de um centro de detenção para jovens, que se vê perdido nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema com foco em produções pornográficas, ele conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa que tem Baby como seu protegido e está determinado a ensinar as malícias da vida e novas formas de sobreviver. A partir de então, os dois iniciam uma relação tumultuada, marcada por conflitos entre exploração e proteção, ciúme e cumplicidade. Ambientado em um cenário urbano vibrante, Baby explora as complexidades das conexões humanas e os desafios de se reintegrar na sociedade após o período de detenção.

Casa de Antiguidades (2022) (91’)

Horário: Quarta, dia 21/05 (madrugada de terça para quarta), às 1h30

Classificação: 16 anos

Direção: João Paulo Miranda Maria

Sinopse: Cristóvão (Antonio Pitanga) começa a trabalhar em uma moderna fábrica de laticínios no sul do Brasil. Ele não se identifica com a cultura local e com as pessoas, além de sofrer preconceito dos moradores da cidade. Um dia, ele descobre uma casa abandonada repleta de objetos que o lembram de suas origens. Aos poucos, Cristóvão vai se instalando pela casa e reconectando-se com sua ancestralidade. Curiosamente, mais objetos começam a aparecer sem explicação, como se o lugar tivesse vida própria.

Gabriel e a Montanha (2017) (131’)

Horário: Quarta, dia 21/05 (madrugada de terça para quarta), às 3h05

Classificação: 12 anos

Direção: Fellipe Barbosa

Sinopse: Gabriel Buchmann (João Pedro Zappa) tinha um grande sonho: ir à África. Entretanto, mais do que visitar seus pontos turísticos, ele desejava conhecer o estilo de vida do africano sem se passar por turista. Desta forma, decide encerrar sua viagem ao mundo justamente no continente, onde se envolve com vários habitantes locais e recebe a visita da namorada, Cristina (Caroline Abras), que mora no Brasil. Prestes a retornar, seu grande objetivo se torna alcançar o topo do monte Mulanje, localizado no Malawi.

Nelson Pereira dos Santos - Vida de Cinema (2023) (102ʼ)

Horário: Quarta, dia 21/05, às 5h20

Classificação: Livre

Direção: Ivelise Ferreira e Aída Marques

Sinopse: Durante seis décadas, o cinema de Nelson Pereira dos Santos projetou o Brasil aos olhos do mundo. O filme nos mostra o homem por trás da câmera. Por meio de seu legado, é possível ver toda a riqueza da cultura brasileira.

Jauja (2015) (109’)

Horário: Quarta, dia 21/05, às 7h05

Classificação: 12 anos

Direção: Lisandro Alonso

Sinopse: Um homem e sua filha embarcam numa viagem que tem como destino um deserto localizado no fim do mundo. Esta é uma empreitada na qual muitos já se aventuraram, mas poucos conseguiram concluir com sucesso.

Nenhum comentário