ÚLTIMOS

“SBT Agro” deste domingo mostra como é o cultivo das uvas mais doces do Brasil

(Divulgação/SBT)


O “SBT Agro” deste domingo mostra como é o cultivo das uvas mais doces do Brasil. Desenvolvidas por produtores do interior de São Paulo, a variedade Pilarmoscato exigiu dez anos de pesquisas até se tornar produtiva e rentável. Além de muito doces e sem sementes, elas são gigantes: os cachos podem medir 30 centímetros e pesar até um quilo e meio. A variedade, que é uma exclusividade brasileira e surgiu como uma mutação espontânea da uva Itália em uma das parreiras da região, passou a ser estudada. Hoje, por causa rentabilidade da nova variedade, os produtores da região praticamente deixaram de lado o cultivo das outras uvas.

O quadro “SBT Agro Responde” traz uma reportagem especial sobre a criação de carneiros de uma raça desenvolvida nas regiões semiáridas da África do Sul, mas que se espalhou por todo o mundo e tem feito sucesso entre os criadores brasileiros. São os carneiros Dorper. Rústicos, de fácil manejo e ideais para a produção de carne, eles são uma ótima opção para pequenas e médias propriedades. Por se adaptarem a qualquer condição de clima, estes carneiros podem ser criados em qualquer região do Brasil com alta lucratividade.

O programa também vai apresentar um panorama das mudanças no mercado internacional de grãos. A guerra de tarifas entre Estados Unidos e China beneficiou os agricultores brasileiros, principalmente os produtores de soja. Com receio de que os preços da soja americana permanecessem altos por muito tempo, os chineses aceleraram a compras no Brasil. Nesta semana, um acordo definiu tarifas mais baixas, mesmo assim as perspectivas brasileiras são muito positivas.

E uma história inacreditável que só poderia acontecer na roça. É o caso de uma galinha que tentou adotar uma ninhada de gatinhos e criou a maior confusão em um sítio de Minas Gerais.


O "SBT Agro" é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.

Nenhum comentário