TV Cultura homenageia Sebastião Salgado nesta sexta-feira (23/5)
Divulgação TV Cultura
Em homenagem a um dos mais importantes fotógrafos do mundo, Sebastião Salgado, a TV Cultura reapresenta dois programas dedicados ao artista brasileiro, que faleceu nesta sexta-feira (23/5), aos 81 anos, em Paris. Às 22h, será exibido o documentário Floresta do Rio Doce - Berçário das Águas, feito com o apoio do Instituto Terra – fundado por Salgado e sua esposa, Lelia Wanick. A partir de 00h15, a Cultura leva ao ar o Roda Viva, gravado em 2020.
Floresta do Rio Doce – Berçário das Águas conta como ações de reflorestamento promovidas pelo Instituto Terra após o rompimento da barragem em Mariana, em 2015, recuperaram uma área degradada da Mata Atlântica na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo. A produção é um retrato da preocupação de Sebastião Salgado, fundador do instituto, com a proteção do meio ambiente.
Detentor dos principais prêmios de fotografia do mundo, Sebastião Salgado também colocava sua câmera como instrumento na luta contra as desigualdades e violência das guerras. Seus registros fotográficos se transformaram em documento do que acontece com milhões de refugiados, incluindo mulheres e crianças, vítimas dos conflitos espalhados pelo planeta. O fotógrafo abordou esses e outros temas na entrevista que concedeu ao Roda Viva em 2020, com apresentação de Vera Magalhães e ilustrações de Paulo Caruso.
Nenhum comentário