Foto: Globo/Divulgação |
O 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios' deste sábado (07) começa com um olhar especial para o calendário de junho e as oportunidades que ele oferece para o varejo e pequenos negócios. Pedro Lins apresenta uma reportagem que destaca datas como o Dia dos Namorados, as festas juninas e o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+. A matéria traz sugestões de ações comerciais que promovem representatividade, afeto e conexão com o consumidor, como kits temáticos, vitrines inclusivas e collabs com empreendedores diversos. Ainda no clima do Dia dos Namorados, Deborah Morato apresenta duas histórias de casais que transformaram o amor em negócio. Em São Paulo, Gabriela e Gabriel Campolongo trocaram a área da saúde pela paixão por vinhos e criaram uma vinícola urbana no Morumbi. Sem plantar uvas, produzem vinhos artesanais com matéria-prima de diferentes estados e oferecem experiências como o “Enólogo por um dia” em que o participante aprende a criar seu próprio vinho, como um especialista na produção. O negócio, que começou em 2022, já fatura R$ 20 mil por mês. [case RS retirado] Direto de Mairiporã (SP), o programa conta a história de Ricardo Saraceni Gomides, que deixou a carreira acadêmica para assumir o comando de uma fábrica de cosméticos da família da esposa. O desafio era desenvolver do zero uma nova operação com foco em exportação. Com apoio de um programa de crédito e gestão familiar, o negócio foi do zero à exportação para quatro continentes, tornando-se referência em terceirização de cosméticos. Hoje, a empresa fatura R$ 1 milhão por mês e emprega 40 pessoas. Max Tavares ainda apresenta o universo das Edtechs: startups que estão revolucionando a educação com criatividade e propósito. Em São Paulo, um app voltado para o desenvolvimento emocional de crianças combina yoga, teatro e meditação. Já em Vitória (ES), uma plataforma de jogos educativos com foco em neurodiversidade já alcançou mais de 180 mil crianças em 179 países. Ambas mostram como tecnologia e empatia andam juntas no aprendizado. Fechando o episódio, o PEGN vai até Manaus (AM) para mostrar uma startup que desenvolve embarcações automatizadas para limpeza dos igarapés da Amazônia. Criada por Jadson Maciel, a empresa já retirou toneladas de lixo da maior bacia hidrográfica do planeta e agora se prepara para inaugurar uma usina de reciclagem. O projeto alia inovação, sustentabilidade e impacto social, mostrando que é possível navegar rumo a um futuro mais consciente. O 'Pequenas Empresas & Grandes Negócios' vai ao ar neste sábado (07) e tem direção geral de Fernanda Telles, produção executiva de Gabriel Jacome, coordenação de produção de Aline Gutierrez e redação final de Cristiane Ballerini. |