Samsung TV Plus encerra FAST Summit no Rio2C com discussões de alto nível sobre o mercado
Na última semana, com o tema de FAST, o Samsung TV Plus dominou o Rio2C, levando importantes nomes do cenário para apresentar ao público um pouco mais sobre o ecossistema que faz com que o modelo de streaming funcione, explicando as principais engrenagens da máquina, como estratégias para crescer, como criar um canal, quais conteúdos impactam os brasileiros, como os dados são utilizados e quais as formas de monetizar com uma plataforma ou canal em FAST. Foi um dia inteiro dedicado ao tema, com seis painéis - que contaram com speakers nacionais e internacionais – promovidos pelo Samsung TV Plus.
Considerado um termo novo para muitos, FAST (Free Ad-Supported Streaming TV) é nada mais do que TV, mas com uma curadoria de conteúdos específicos, além de uma ampla oferta de canais de interesse geral. Tudo isso, alinhados com anúncios publicitários segmentados, que conectam as marcas com públicos com potencial interesse, como explicou Aline Jabbour, Diretora Sênior do Samsung TV Plus LATAM. Em pouco mais de quatro anos atuando no território nacional, a base de TVs conectadas Samsung já atingiu mais de 22 milhões de devices e a plataforma planeja crescer e impactar ainda mais consumidores.
Apesar de novo, os streamings de FAST estão entre os 10 aplicativos mais assistidos no Brasil, como apontou Maria Rúa Aguete, Head de Monitoramento e Avaliação da OMDIA, empresa independente responsável por análises especializadas na cobertura global de Telecomunicações, Mídia e Tecnologia. Em seu painel, Maria apontou que o Brasil sente essa necessidade por conteúdos gratuitos de boa qualidade e isso faz com que o FAST esteja chamando atenção dos espectadores. Segundo os dados apresentados, mais de 45% dos usuários de TVs Smart assistem aos conteúdos disponibilizados no aplicativo Samsung TV Plus. O Brasil se destaca dentro da América Latina como líder regional e o segundo maior mercado internacional em faturamento, saindo de pouco mais de US$ 100 milhões em 2024 para uma previsão de US$ 303 milhões em 2029, de acordo com dados apresentados por Maria.
Painel ‘O Panorama Atual do FAST’ com Maria Rúa Aguete. Imagem: Reprodução/Organização Rio2C
Com o panorama de FAST global devidamente apresentado, o evento seguiu com uma lupa local, destacando um tipo de conteúdo com uma alta demanda e aderência: o ao vivo, com o Painel ‘O Impacto do Conteúdo ao Vivo no FAST’ com moderação de Evandro Figueira, VP da IMG. Seguindo o exemplo do jornalismo, o Samsung TV Plus apresenta duas vertentes da CNN disponibilizados 24 horas por dia na plataforma – CNN Brasil e CNN Money - o que, para Virgílio Abranches, VP de Jornalismo e Conteúdo na CNN, funciona como democratização do conteúdo. “A democratização do conteúdo é uma característica que anda de mãos dadas com o jornalismo. Então, quando você alcança mais pessoas no modelo FAST, que é de fácil acesso, esse objetivo é alcançado”, explica Virgílio.
Painel ‘O Impacto do Conteúdo ao Vivo no FAST’ com Evandro Figueira, Virgílio Abranches e Teresa Penna. Imagem: Reprodução/Organização Rio2C
Outro grande representante da oferta de conteúdo ao vivo no Samsung TV Plus é a CazéTV. Teresa Penna, Head de Distribuição do canal, apontou que “a CazéTV no FAST é complementar aos outros modelos de consumo. A nossa meta é fazer o esporte crescer. Nós participamos dos principais eventos e pretendemos levar essas transmissões diferentes ao público. O FAST contribui para o nosso propósito e faz isso acontecer”. Teresa explicou também em painel que o objetivo da CazéTV ao entrar no FAST era expandir a distribuição, e que um dos melhores resultados foi durante as Olimpíadas, evento esportivo que trouxe milhões de espectadores ao canal. “Nossa adaptação a este modelo foi fácil e fez muito sentido para o negócio. O Samsung TV Plus vem com esse lugar de super aplicativo, então pensamos que a estratégia mais assertiva era estar onde o consumidor está”, finaliza Teresa.
A curadoria de conteúdo – como o ao vivo – é apenas um dos pilares para a construção de uma plataforma de sucesso. No Painel ‘Estratégias de Plataforma – Diferentes Caminhos para Crescer com FAST’, Aline Jabbour e Fabricio Proti –SVP de Ad Sales e Multiplaforma LATAM e Country Manager Brasil da Pluto - compartilharam as jornadas do Samsung TV Plus e Pluto, respectivamente, com um crescimento constante, levando em conta elementos fundamentais para o sucesso, como conteúdo relevante que ressoe com a audiência local, refreshs constantes, oferta de canais de nicho para atender às demandas de um público específico, melhorias contínuas na interface, garantindo a melhor experiência para o usuário, e um refinamento criterioso da oferta, permitindo que o público tenha acesso à conteúdo de qualidade, totalmente grátis. O painel contou com a moderação de Luís Camargo, Head de Parcerias para Mídia e Entretenimento LATAM da Google, trazendo seu olhar e expertise do mundo digital. O consenso do painel foi que o termo FAST é algo da indústria, mas, trazendo para a realidade user-centric, “FAST é TV”, afirmou Aline.
Painel ‘O Poder dos Dados’ com Ingrid Veronesi. Imagem: Reprodução/Organização Rio2C
Quem também contribuiu com dados e insights relacionados ao mundo das TVs Conectadas (CTV) foi Ingrid Veronesi, Country Manager da Comscore. Ingrid apresentou “O Poder dos Dados”, com um mergulho nos hábitos de consumo da audiência de CTV e sua relação com a publicidade; comprovando que este é um ambiente poderoso para que marcas se conectem com uma audiência altamente engajada e qualificada. Entre os dados apresentados, Ingrid mostrou que 64% da população digital é espectadora de CTV; 61% assistem diariamente à TV Conectada, com média de 4 horas por dia e 58% lembram do tipo de anúncio que visualizaram. Além disso, 84% tomaram alguma iniciativa após ver uma publicidade na TV Conectada. Esses dados reforçam o poder da CTV e de FAST como uma ponte entre os consumidores e marcas; o que foi aprofundado ao decorrer do evento com discussões sobre monetização.
Entrando na parte mais técnica e prática do mundo FAST, o ‘Fireside Chat: Como Criar um Canal FAST?’ com Fabio Lima, CEO da Sofa Digital e Daniela Souza, Fundadora e CEO da AD Digital, explanou o passo a passo para criar um canal FAST, desde sua concepção, idealização, seleção de conteúdo, implementação técnica e modelo de monetização. De acordo com o fluxo apresentado por Daniela, isso se dá em oito passos: Primeiro, é feita a aquisição ou produção do conteúdo que irá integrar o canal. Depois, negocia-se com as plataformas – como o Samsung TV Plus, por exemplo. Em seguida, é feita a curadoria e programação do canal; que na sequência deve ser passada para o parceiro de tecnologia e operação. O parceiro técnico, por sua vez, faz o encoding e envia o canal para a plataforma; e então o canal é colocado no ar e distribuído. Já no ar, inicia-se a monetização através dos modelos revenue share (divisão de receita) ou inventory share (divisão de inventário). Por fim, é feita a análise de dados e performance do canal, para retroalimentar o processo – voltando para a revisão, aquisição ou produção de novos conteúdos; o que é fundamental para o sucesso dos canais FAST. Segundo Fábio Lima, a audiência brasileira vem crescendo em ritmo acelerado a medida em que o FAST traz conteúdos mais frescos. “Existe uma demanda para conteúdos nacionais em qualquer ambiente gratuito e o FAST precisa seguir neste modelo”, explica o CEO.
Painel ‘Fireside Chat: Como Criar um Canal FAST?’ com Fabio Lima e Daniela Souza. Imagem: Reprodução/Organização Rio2C
Para fechar o Samsung TV Plus FAST Summit, o painel ‘Mídia Programática do FAST’, contou com uma profunda explicação sobre o universo de publicidade e monetização, com uma rica apresentação de Rafael Pallarés, VP LATAM Enterprise Sales da Magnite; seguida por uma conversa junto com Stephen Hodge, CEO da OTTera. Rafael apresentou todo o ecossistema de publicidade, mostrando como, de forma programática, é possível entregar o anúncio certo, da marca certa, para a audiência certa, através das segmentações disponíveis no universo digital.
Painel ‘Mídia Programática no FAST’ com Stephen Hodge e Rafael Pallarés. Imagem: Reprodução/Organização Rio2C
Com o tema de FAST em alta, além do Samsung TV Plus FAST Summit totalmente dedicado ao tema, no dia 27 de maio; o evento Rio2C também promoveu o Painel ‘FAST na Corrida da Monetização: O Conteúdo Localizado Sai na Frente?”, no dia 28, contando com a participação de Felipe Gagliardi, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócio do Samsung TV Plus LATAM. Um dos principais assuntos abordados foi como o conteúdo ao vivo se conecta ao público e a importância dele para o modelo FAST. Como uma continuidade e retomada do dia anterior, o painel trouxe uma discussão para além da monetização, focando também no conteúdo localizado e em qual a importância dele para o espectador local. “Nós do Samsung TV Plus vemos, através dos dados, a localização como algo crucial. Possuímos uma métrica que aponta que 2/3 dos usuários preferem assistir a um conteúdo dublado”, explica Felipe.
Painel ‘FAST na Corrida da Monetização: O Conteúdo Localizado Sai na Frente?’ com Felipe Gagliardi. Imagem: Reprodução/Organização Rio2C
Com uma programação especial e discussões de alto nível, o Samsung TV Plus reforça seu compromisso em impulsionar o mercado de FAST no Brasil, expandindo o acesso ao entretenimento de forma gratuita e criando novas oportunidades para marcas se conectarem com criadores e consumidores relevantes para seus respectivos planejamentos. O evento no Rio2C deixa claro que o futuro do streaming passa, cada vez mais, por modelos flexíveis, acessíveis e sustentáveis, como o FAST.
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