ÚLTIMOS

Da sonoridade à caracterização de ‘Pablo & Luisão’

Foto: Globo/Manoella Mello

A música, o figurino e a caracterização têm papel fundamental na série Original Globoplay ‘Pablo & Luisão’, novidade a partir desta quinta-feira, dia 22 de maio, na plataforma, para construir o clima do início dos anos 2000. O criador, Paulo Vieira, fez um resgate de memória ao relembrar o que ouvia nas rádios, com muitas canções das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. A canção ‘Nós é Jeca, mas é Joia’, por Genésio Tocantins, um importante artista da região, compõe a abertura. “A série conta com músicas que tocam na cena, em um rádio que está ligado, no alto-falante da feira; além de músicas que estão tocando no bar”, explica o produtor musical Ricardo Leão.

A produção musical também buscou contemplar o repertório emocional de cada personagem, nos 16 episódios da trama, que chegam juntos à plataforma. “A gente quis colocar canções que fizessem o público se recordar de algum momento em família; a que ouvia no carro do pai; em uma viagem; ao visitar um parente. As nossas escolhas musicais não são só puramente estéticas, elas são também emocionais. A gente quer levar para um lugar distante e emocional na vida de cada um”, descreve Paulo Vieira.

A seleção abrange compositores e artistas do Tocantins, como Juraildes da Cruz, Genésio Tocantins, Lorimar e Dorivã. Dona Onete, Kleber Lucas, Amado Batista e Reginaldo Rossi são outros exemplos de nomes que serão ouvidos na série. A obra também traz músicas inéditas. Em um episódio, Pablo e Luisão formam uma dupla sertaneja e soltam a voz com a canção original ‘Qualquer Moça’. Em outro momento da trama, a equipe produziu um jingle para a cozinha nova de Conceição (Dira Paes), por exemplo.

A caracterização proporciona uma experiência tão imersiva quanto a trilha sonora envolvente. A similaridade do elenco com a família de Paulo Vieira chamou a atenção dos fãs da dupla, que já pediam pelos nomes de Dira Paes, Ailton Graça e Otavio Muller para os papeis do trio protagonista que interpreta os pais de Paulo, além de Pablo: o melhor amigo do patriarca. Marcelo Dias, responsável pela caracterização, revela os cuidados ao reproduzir essas figuras reais para a ficção: “partimos da realidade e eu preciso ter uma fidelidade com essas pessoas. É necessário saber quem são, como foi a trajetória de vida delas, saber o que viveram, como era a temperatura no local onde elas vivenciaram a história. A direção teve a preocupação de deixar a maquiagem bem natural. As histórias já são inusitadas, não precisávamos pesar a mão”.

Responsável pelo figurino da série, Tereza Nabuco explica que cada personagem tem seu estilo e peculiaridade. Um, em especial, foi construído por último, sintetizando a conexão entre todos. “No papel de narrador, Paulo aparece com camisas emblemáticas em cena que ajudam a contar a história dos episódios, quase como um cordel”, destaca. Os figurinos foram idealizados pela equipe comandada pela profissional e as ilustrações executadas pelos artistas plásticos Matheus Passos, Lolly, Thiago Consp, Califa e Maria Ismallia.

Criada por Paulo Vieira, com redação final de Paulo Vieira e Maurício Rizzo, ‘Pablo & Luisão’ é uma produção Globoplay e TV Globo, gravada nos Estúdios Globo. Foi escrita por Bia Braune, Caíto Mainier, Maurício Rizzo, Nathália Cruz, Patrick Sonata e Paulo Vieira. A série tem direção artística de Luis Felipe Sá, direção de João Gomez, produção de Leilanie Silva e produção executiva de Claudio Dager. A direção de gênero é de Patricia Pedrosa.

Nenhum comentário