‘Expedição Rio’ deste sábado vai do Médio Paraíba à Zona Oeste do Rio explorando os cenários de novelas
‘Escrava Isaura’, ‘Avenida Brasil’ e ‘Cara & Coragem’. No terceiro episódio do ‘Expedição Rio nas telas: as histórias que o Rio não conhece’ especial pelos 60 anos da TV Globo, essas tramas serão lembradas pelos apresentadores Alexandre Henderson e Daniella Dias que nesta temporada fazem uma viagem pelo tempo e pelo estado para mostrar os cenários, paisagens e histórias de personagens que marcaram a TV. No terceiro episódio, que vai ao ar neste sábado, dia 10 de maio, a expedição percorre as regiões do Médio Paraíba, Zona Oeste e Zona Norte do Rio de Janeiro.
Barra do Piraí, distrito de Ipiabas, no Médio Paraíba, é uma região que tem uma forte relação com o ‘Ciclo do Café’, período importante na história econômica do Brasil. No ‘Expedição Rio’ deste sábado, os apresentadores vão até o município que abriga uma das fazendas que foi cenário da novela ‘Escrava Isaura’, de 1976, exibida em mais de 100 países. Ela retrata um momento triste da história do Brasil, a ‘Escravidão’, e mostra a luta abolicionista no século XIX. A dupla conhece a região junto com Will Moret, ator, escritor e fã da novela, que ajuda a reconhecer os locais onde aconteceram as gravações das cenas mais marcantes da trama.
A alguns quilômetros de Ipiabas, no município de Volta Redonda, no Vale do Café, é a vez de Ale e Dani visitarem uma fábrica de café que já soma 80 anos de existência e é uma das responsáveis pelo ‘ouro negro’ da região. No programa, o especialista e provador de café, Tomaz Paulino de Luna, leva a dupla para acompanhar as etapas de preparação do grão até ir para distribuição e virar o café que chega nas xícaras dos brasileiros.
Parte da novela ‘Avenida Brasil’, exibida em 2012, acontecia no bairro do Divino, próximo a Madureira e Guadalupe, subúrbio do Rio de Janeiro. Nas redondezas, ficava o Divino Futebol Clube, espaço de treinamento e campo oficial do time da terceira divisão que reunia os personagens Jorginho (Cauã Reymond), Iran (Bruno Gissoni), Roni (Daniel Rocha) e Leandro (Thiago Martins).
No episódio desta semana, Alexandre e Daniella entrevistam Cauã, que fala sobre sua relação com o personagem. “O Jorginho era um cara deprimido. Ele mexeu muito comigo. E tinha uma história parecida com a da minha mãe, que foi adotada, a irmã dela faleceu de desnutrição. Em ‘Avenida Brasil’ eu demorei um tempo para fazer as pazes com a emoção que vivi ali”, conta. O ator ainda fala sobre o sucesso da trama. “A novela falava do subúrbio, falava do ‘novo rico’. Acho que ela teve o sucesso que teve por conta do momento do Brasil, onde as pessoas se identificavam com os personagens. Era um grande elenco. Todo mundo brilhou”.
Na Zona Norte, em Vila Isabel, os apresentadores conhecem um clube de futebol da vida real formado por meninos da paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista chamado ‘Divino Futebol Desastre’ que dá o que falar desde 2005, quando foi fundado. Da Zona Norte para a Zona Oeste, Alexandre Henderson e Daniella Dias vão para a Praia da Reserva e revivem uma das cenas mais impactantes de ‘Avenida Brasil’, quando Carminha e Lúcio (Emiliano D'Avila) enterram Nina em uma cova.
Em Barra de Guaratiba, na Pedra do Picão, ainda na Zona Oeste, os apresentadores mostram o Rio que o Rio não conhece de cima de uma Pedra com vista para o mar e vivem aventuras radicais, como as vividas por Paolla Oliveira e Marcelo Cerrado quando protagonizam a novela "Cara e Coragem", exibida em 2022, como os dublês Pat e Moa.
O terceiro episódio da quinta temporada do ‘Expedição Rio nas telas: as histórias que o Rio não conhece’ especial pelos 60 anos da TV Globo vai ao ar neste sábado, dia 10 de maio, logo após a Edição Especial de História de Amor, para o estado do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
Nenhum comentário