ÚLTIMOS

Fernando Haddad fala sobre agenda verde do Brasil no ‘Cidades e Soluções’ deste sábado

Foto: Globo/Divulgação

A exploração de petróleo na margem equatorial, as novas linhas de crédito voltadas à recuperação de pastagens degradadas no Brasil e os avanços da chamada “transição ecológica”, iniciativa liderada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Governo Federal, são alguns dos assuntos que vão ao ar no ‘Cidades e Soluções’, no próximo sábado, dia 17, às 21h30, na GloboNews. Com um papel central de apresentar na COP 30, em novembro, em Belém (PA), os avanços do Brasil na construção de uma economia verde e inclusiva, Haddad concede uma entrevista exclusiva ao apresentador André Trigueiro. O ministro revela que está articulando a criação de um Fundo Global de Investimentos voltado à proteção das florestas em 40 países.

“Esse fundo remunera os investidores no piso, na menor taxa, mas empresta para vários projetos de transformação ecológica, para países com todo tipo de restrição orçamentária, mas com as cautelas devidas do ponto de vista de garantia. A diferença dos juros que paga para o investidor e que cobra do tomador gera um fluxo de receita que seria distribuído entre os países que detêm florestas tropicais, como incentivo para mantê-las de pé. Nós vamos trabalhar para sair de Belém com um compromisso firmado. Não vejo por que alguém recusar uma proposta como essa”, afirma o ministro.

Haddad também lidera as negociações para viabilizar um socorro internacional que permita aos países mais pobres se proteger dos efeitos da crise climática – um compromisso assumido em conferências anteriores, mas que ainda não saiu do papel. “Os ministros de finanças vão estar cada mais atentos a esse problema em virtude dos custos que a crise climática acaba acarretando. Não vejo, num futuro próximo, espaço para uma pessoa alheia ao tema estar num cargo tão importante”, conclui.

Mais cedo, às 17h30, o ‘Liderança S/A GloboNews’ entrevista Talita Lacerda, CEO da Petlove, uma das maiores plataformas de produtos e serviços para animais de estimação no Brasil. Aos 33 anos, ela fala sobre os desafios de assumir a liderança da empresa e como a educação foi fundamental para sua trajetória profissional.

Na segunda-feira, às 23h30, vai ao ar o segundo episódio da série ‘Tempo Rei’, que aborda a importância de manter-se ativo profissionalmente ao longo da vida e as inúmeras possibilidades de reinvenção em novas carreiras – independentemente da idade. Em conversas inspiradoras com a jornalista Leilane Neubarth, o ator Othon Bastos e a cantora Zélia Duncan compartilham suas experiências e reflexões sobre a vida, o trabalho e o envelhecimento. “Acho a vida algo extraordinário. Mesmo com todos os problemas, viver é essencial. A velhice é um jovem que deu certo”, diz Othon. "Como é que você passou pelo tempo? Isso é mais importante do que só uma marca no rosto. Como você usou o seu tempo até chegar aqui. Isso sim seria muito desesperador, se eu se não tivesse vivido. Eu tenho vivido muito intensamente as coisas, eu sou impulsiva, eu me arrisco artisticamente”, comenta Zélia.

Com três episódios, a série ‘Tempo Rei’ investiga como os avanços da ciência, o mapeamento genético, os hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos influenciam a qualidade de vida na longevidade.

O ‘Liderança S/A GloboNews’ e o ‘Cidades e Soluções’ vão ao ar neste sábado, às 17h30 e às 21h30, respectivamente, na GloboNews. Na segunda-feira, dia 19, às 23h30, será exibido o segundo episódio da série ‘Tempo Rei’.

Nenhum comentário