ÚLTIMOS

Troféu Imprensa emociona em sua 55ª edição com Patricia Abravanel e Celso Portiolli

(Foto: Rogério Pallatta/SBT)


Em uma noite repleta de homenagens, emoção e grandes surpresas, a 55ª edição do Troféu Imprensa foi ao ar neste domingo, 4 de maioa  partir das 19h, com apresentação de Patricia Abravanel e Celso Portiolli. Transmitida pelo SBT e, pela primeira vez, também pelo Disney+, a cerimônia celebrou os maiores nomes da televisão e do entretenimento brasileiro em 2024, mantendo vivo o legado de Silvio Santos em uma das premiações mais tradicionais e respeitadas do país.

“Hoje é uma noite muito especial. Uma despedida e um novo começo. A gente celebra isso, com muita honra e carinho, homenageando o maior de todos que é o Silvio Santos”, ressaltou Patricia.

“Ele dava espaço para reconhecer o talento de profissionais que chegam na casa de milhões de brasileiros. Uma atitude digna que só poderia vir de alguém como o Silvio Santos”, complementou Celso.

Foram várias as novidades para este ano. Além do cenário renovado, as estatuetas foram todas repaginadas. O Troféu Imprensa, estilizado e dourado, remete ao tradicional microfone de Silvio Santos, enquanto o Troféu Internet traz a estatueta do Silvinho dourado. O evento que consagrou os melhores do último ano em 21 categorias ainda passou a contar com o Troféu Imprensa Pela Sua História, homenageando artistas por suas trajetórias, convidados famosos que vieram entregar alguns dos prêmios, e musicais, nesta edição: Joelma, Fábio Jr. e Chitãozinho & Xororó.

Os três indicados mais votados pelo público em cada categoria foram apresentados, em ordem alfabética, ao corpo de jurados especializados, formado por grandes nomes da imprensa do país, que teve a responsabilidade de eleger os vencedores. Já no Troféu Internet, a escolha ficou exclusivamente nas mãos dos internautas.

O júri desta edição reuniu: Chico Barney, Esther Rocha, Fabrício Pellegrino, Felipeh Campos, Flávio Ricco, Hugo Gloss, José Armando Vanucci, Kelly Miyashiro, Leo Dias, Ricardo Feltrin, Sandro Nascimento e Sonia Abrão.


(Foto: Rogério Pallatta/SBT)


No anúncio da primeira estatueta, o jornalista e jurado Leo Dias não conseguiu segurar as lágrimas ao ver o Fofocalizando, programa do qual participa, conquistando a estatueta do Troféu Imprensa de melhor programa diário de 2024.

“Em 2023, o Fofocalizando iria acabar. No dia do aniversário do Silvio, quando ele pediu para ser exibida aquela reportagem na porta da casa dele, ele viu o programa. A imprensa atacava demais. Ali eu falei que as pessoas tinham que respeitar o Fofocalizando porque o programa era uma criação do Silvio Santos, aquele programa era dele. Ele viu aquilo e a Dani resolveu não encerrar o programa”, relatou.

A noite contou ainda com muitos outros momentos emocionantes, especialmente quando artistas e comunicadores que haviam sido premiados em edições anteriores, mas que, por diferentes motivos, ainda não haviam comparecido para receber suas estatuetas, foram recebidos com carinho e homenagens por Patricia e Celso.

O primeiro a vir buscar troféus foi Matheus Solano, eleito pela imprensa a revelação de 2009 e o melhor ator de 2013, tanto por jornalistas quanto pelo público. “Sou um grande fã do SBT desde a infância. Para mim é realmente muito emocionante estar aqui recebendo esses três prêmios.”


(Foto: Rogério Pallatta/SBT)


Depois, subiram ao palco o personagem Bozo, que ajudou a divulgar o vencedor na categoria de melhor conteúdo infantil, e Angélica, que veio receber o Troféu Imprensa como melhor apresentadora de TV em 2009.

Angélica ainda assistiu a um vídeo especial contando a sua trajetória na televisão, inclusive no SBT, entre 1993 e 1996, quando apresentou programas como "Casa da Angélica", "TV Animal" e "Passa ou Repassa".

“É uma história tão feliz, estou emocionada. É lindo você ver essa história de tudo o que passou comigo.... Lembro que tinha um momento meu aqui que apresentava os três programas. Foram três anos, pouco tempo, mas sou muito grata. Rever isso tudo é emocionante... Eu sentia que ele (Silvio Santos) cuidava de mim como um pai. Um pai artístico”, declarou.


(Foto: Rogério Pallatta/SBT)


Joelma veio a cerimônia buscar a sua segunda estatueta e soltar a voz com um de seus grandes sucessos. “Quero agradecer a Deus por estar aqui, não foi fácil.”

Já o apresentador e humorista Carlos Alberto de Nóbrega foi homenageado ao levar o primeiro “Troféu Imprensa Pela Sua História”, uma reverência a toda a sua trajetória.

Sentado no famoso banco da Praça e visivelmente emocionado, Carlos Alberto fez um longo e comovente discurso. “Gostaria de agradecer ao Silvio (Santos) por tudo o que ele fez pelo meu pai. Muita gente fala o que o meu pai fez pelo Silvio e ninguém fala o que o Silvio fez pelo meu pai. A maneira que eu tenho de dizer muito obrigado a ele e ao SBT é dar o melhor de mim.”

“Um dia desses eu dei uma entrevista falando que eu nunca sonhei na minha vida chegar dessa forma. Via meu pai escrevendo, levava a máquina de escrever sempre com ele, e eu falava: ‘Será que um dia eu vou conseguir escrever um programa’. E ele dizia: ‘Você vai meu filho, até mais do que eu’. E eu dizia: ‘Coitado, é meu pai, filho único’. Aí eu fiquei sem pai e mãe aos 40 anos e tive que arregaçar as mangas e Deus me ajudou... Apareceu o Silvio e estou aqui há 38 anos e espero ficar mais. Quero fazer 90 anos aqui”, complementou.


(Foto: Rogério Pallatta/SBT)


Depois, subiram ao palco Blogueirinha, responsável por comandar a votação e anunciar os vencedores na categoria Game Show. O “Passa ou Repassa”, apresentado por Celso Portiolli dentro do “Domingo Legal” levou o Troféu Imprensa, enquanto o “Show do Milhão”, sob comando de Patricia Abravanel no “Programa Silvio Santos”, ficou com o Troféu Internet.

“É um programa que, não sei, deve ter mais de 35 anos e eu sempre digo que é um case de sucesso porque continua atual, dando audiência, incomodando a concorrência, cabe tudo dentro dele e é o programa que eu comecei”, afirmou Celso.

Na sequência, foi a vez de Wanessa vir receber a estatueta que ganhou em 2009. “Vou completar neste ano 25 anos de carreira e eu só estou aqui porque vocês me permitem cantar pra vocês, mostrar as minhas músicas... Obrigado de coração.”


(Foto: Rogério Pallatta/SBT)


O cantor Fábio Jr. também marcou presença no Troféu Imprensa. Em sua passagem pela premiação, o artista cantou e se emocionou ao falar sobre Silvio Santos. “Sempre fui muito fã, adoro ele, aprendi muito com ele. Fiz uma novela no SBT há alguns anos e a gente conversou bastante. Então, é só lembrança boa e, acima do profissional, a lembrança de uma pessoa... meu Deus. Muito generosa, uma pessoa linda. Uma alma linda.”

Para anunciar a vencedora da categoria de melhor apresentadora, Luciana Gimenez esteve no palco e teve a honra de confirmar Patricia Abravanel como vencedora. “Foi o ano mais desafiador da minha vida, com certeza. Assumir o programa do meu pai. Todos os dias que eu entrava ali eu queria ver ele. As coisas foram acontecendo e hoje estou lá com o coração inteiro para honrar o meu pai, tudo o que ele construiu e as minhas irmãs.”


(Foto: Rogério Pallatta/SBT)


O Troféu Imprensa contou ainda com um momento de humor quando Tatá Werneck apareceu para receber quatro estatuetas, entre elas de melhor talk show. Bem-humorada, a apresentadora e atriz fez questão de pedir para levar uma tortada de Celso Portiolli.

“Não tem como vir ao SBT e não levar uma tortada na cara, mas vai ter volta (risos). O Celso que me aguarde. Estou muito feliz por ter vindo receber essas estatuetas e pela diversão”, disse.


(Foto: Rogério Pallatta/SBT)


Fátima Bernardes, por sua vez, falou da alegria de voltar ao SBT, um ano após ter participado do Teleton, para receber cinco troféus. “É um prêmio que envolve muito o público que participa, além dos jurados. Fico feliz em recebê-los pelo meu trabalho no jornalismo e no entretenimento.”

Quem também foi homenageada foi Regina Duarte. A atriz ganhou a estatueta especial “Troféu Imprensa Pela Sua História” e emocionou-se com o reconhecimento, passando a ser, ao lado de Fernanda Montenegro, a atriz com mais estatuetas levadas para casa: cinco. “Essa visita ficará marcada para sempre em minha memória. Estou muito alegre por poder vir pegar receber esse prêmio no SBT.”


(Foto: Rogério Pallatta/SBT)


Já Nicolas Prattes mostrou muita alegria com a chance de vir buscar a sua primeira estatueta, o Troféu Internet de melhor ator de 2019 pela sua atuação em ‘O Tempo Não Para’. “Receber um prêmio como esse é incrível, ainda mais no dia do meu aniversário, está sendo uma noite histórica e muito bonita.”

Chitãozinho & Chororó também marcaram presença no palco do Troféu Imprensa e colocaram toda a plateia para cantar, antes dos dois últimos anúncios da noite de gala, incluindo a escolha de revelação de 2024, que teve Cariúcha como vencedora, tanto do Troféu Imprensa quanto do Troféu Internet.


(Foto: Rogério Pallatta/SBT)


Melhor Comercial do Brasil entra como categoria do Troféu Imprensa a partir de 2026

Patricia e Celso ainda anunciaram como grande novidade para o mercado que, a partir de 2026, o prêmio O Melhor Comercial do Brasil passa a integrar oficialmente o Troféu Imprensa como uma de suas categorias. A iniciativa marca um reposicionamento estratégico que amplia a relevância do Melhor Comercial do Brasil ao inseri-lo em um evento consolidado e amplamente reconhecido pelo público e pelo mercado de comunicação.

Com a mudança, os filmes comerciais exibidos no SBT, na praça NET, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025 estarão automaticamente concorrendo à seleção da nova categoria “O Melhor Comercial do Brasil” no Troféu Imprensa de 2026. A novidade representa um salto de visibilidade para O Melhor Comercial do Brasil, reforçando seu prestígio junto a anunciantes e agências, que ganham ainda mais exposição com a cobertura midiática e a transmissão em rede nacional e multiplataforma, no SBT e +SBT.

A credibilidade técnica do O Melhor Comercial do Brasil será mantida, com um júri especializado responsável pela seleção dos finalistas. A cerimônia seguirá valorizando os protagonistas das ideias criativas em que o grande vencedor – agência e anunciante.

“A chegada do Melhor Comercial do Brasil como categoria oficial do Troféu Imprensa é um movimento que atualiza a premiação com um olhar moderno e conectado às transformações do mercado. Mais do que reconhecer a criatividade, essa união reforça o posicionamento do SBT como uma marca inovadora, que integra publicidade e entretenimento de forma única. Ao ganhar visibilidade dentro de uma premiação consagrada, O Melhor Comercial do Brasil fortalece e amplia seu impacto, unindo tradição, inovação e relevância para o mercado como um todo”, afirmou Vicente Varela, superintendente de Negócios e Comercialização do SBT.

A 14ª edição do prêmio O Melhor Comercial do Brasil de 2024 terá sua premiação final no dia 9 de maio, em um almoço que revelará o vencedor.


Confira os ganhadores deste ano:

MELHOR PROGRAMA DIÁRIO

Ganhadores

Troféu Imprensa – Fofocalizando

Troféu Internet – Mais Você

MELHOR CANTORA

Ganhadores

Troféu Imprensa – Simone Mendes

Troféu Internet – Simone Mendes

MELHOR CONTEÚDO INFANTIL

Ganhadores

Troféu Imprensa – Sábado Animado

Troféu Internet – Sábado Animado

MELHOR JORNALISTA

Ganhadores

Troféu Imprensa – Cesar Filho

Troféu Internet – William Bonner

MELHOR JORNAL

Ganhadores

Troféu Imprensa – SBT Brasil

Troféu Internet – SBT Brasil

MELHOR MÚSICA DO ANO

Ganhadores

Troféu Imprensa – Nosso Primeiro Beijo

Troféu Internet – Voando pro Pará

MELHOR REALITY DE CULINÁRIA

Ganhadores

Troféu Imprensa – Masterchef Brasil

Troféu Internet – Masterchef Brasil

MELHOR GAME SHOW

Ganhadores

Troféu Imprensa – Passa ou Repassa

Troféu Internet – Show do Milhão

MELHOR TALK SHOW OU PROGRAMA DE ENTREVISTA

Ganhadores

Troféu Imprensa – Lady Night

Troféu Internet – The Noite com Danilo Gentili

MELHOR HUMORISTA

Ganhadores

Troféu Imprensa – Tiago Barnabé

Troféu Internet – Tiago Barnabé

MELHOR DOCUMENTÁRIO

Ganhadores

Troféu Imprensa – Silvio Santos – Vale Mais do Que Dinheiro

Troféu Internet – Silvio Santos – Vale Mais do Que Dinheiro

MELHOR PROGRAMA JORNALÍSTICO

Ganhadores

Troféu Imprensa – Profissão Repórter

Troféu Internet – Profissão Repórter

MELHOR REALITY

Ganhadores

Troféu Imprensa – Ilhados com a Sogra

Troféu Internet – A Fazenda

MELHOR APRESENTADORA

Ganhadores

Troféu Imprensa – Patricia Abravanel

Troféu Internet – Patricia Abravanel

MELHOR PROGRAMA DE AUDITÓRIO

Ganhadores

Troféu Imprensa – Domingão com Huck

Troféu Internet – Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel

MELHOR ATRIZ

Ganhadores

Troféu Imprensa – Andrea Beltrão

Troféu Internet – Sophie Charlotte

MELHOR ATOR

Ganhadores

Troféu Imprensa – Juan Paiva

Troféu Internet – Chay Suede

MELHOR NOVELA

Ganhadores

Troféu Imprensa – No Rancho Fundo

Troféu Internet – Renascer

MELHOR APRESENTADOR

Ganhadores

Troféu Imprensa – Celso Portiolli

Troféu Internet – Celso Portiolli

MELHOR CANTOR

Ganhadores

Troféu Imprensa – Jão

Troféu Internet – Jão

REVELAÇÃO DO ANO

Ganhadores

Troféu Imprensa – Cariúcha

Troféu Internet – Cariúcha


Sobre a premiação

Idealizado em 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes, o Troféu Imprensa dedica-se a contemplar àqueles que mais se destacaram no cenário artístico do ano anterior, na TV e na música.

Nos primeiros anos, a premiação era promovida pela revista São Paulo na TV e exibida por um pool de emissoras formadas por Tupi, Record, Paulista e Excelsior. Os veículos transmitiam a cerimônia ao vivo direto do Teatro Municipal de São Paulo.

Em 26 de dezembro de 1969, Silvio Santos passa a comandar o especial, sendo neste ano pela TV Tupi para o estado de São Paulo. A partir de 1971, a exibição passa a ser em todo o território nacional pela TV Globo, sendo a escolha dos melhores no final de cada ano e a cerimônia de entrega na metade do ano seguinte. O troféu, inicialmente em formato de cartão de visitas, torna-se uma estatueta dourada.

Em janeiro de 1981, a eleição dos melhores de 80 fora apresentada pela TVS Rio em pool com a TV Record de São Paulo, tendo a cerimônia de entrega sido excepcionalmente realizada pelo jornalista Arlindo Silva, na extinta casa de espetáculos Ta-Matete. A partir de 1982, passa a ser transmitida em rede nacional pelo SBT.

Jornalistas dos mais importantes veículos de comunicação são convidados para a indicação, revezando-se periodicamente. Silvio Santos ganhou seu primeiro Troféu Imprensa de melhor animador de TV em 1964 e, ao longo dos anos, é dele o recorde de troféus com 31 pessoais e 25 do Programa Silvio Santos até 2022.

Além dele, destacam-se como grandes vencedores do Troféu Imprensa: Lima Duarte; Regina Duarte; Glória Menezes; Tarcísio Meira; Hebe Camargo; Gugu Liberato; Luciano do Valle; Roberto Carlos e Ivete Sangalo.

Nos anos de 1958, 1959, 1960, 1970, 1977, 1978, 1979, 1980, 2006, 2020, 2021, 2023 e 2024 não houve cerimônia de premiação.

Nenhum comentário