TV Brasil resgata show exclusivo preservado no acervo para homenagear Nana Caymmi
Em tributo Ă saudosa cantora e compositora Nana Caymmi que faleceu nesta quinta (1Âş/5), aos 84 anos, no Rio de Janeiro, a TV Brasil apresenta o espetáculo exclusivo "Voz e Suor" neste sábado (3), Ă s 23h. O show está disponĂvel no app TV Brasil Play e no YouTube do canal.
A produção histórica foi gravada no estúdio da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro em 1984 para o extinto programa "Chão de Estrelas", atração dirigida pelo jornalista e compositor Fernando Lobo. O conteúdo especial da série Grandes Musicais está preservado no acervo da emissora pública.
Em uma performance de quase uma hora, acompanhada pelo pianista Raimundo Niccioli, a cantora Nana Caymmi interpreta as 12 faixas de seu disco "Voz e Suor", álbum lançado pela artista no ano anterior. O LP, gravado com o pianista e arranjador César Camargo Mariano, foi premiado na França.
No repertĂłrio, a diva canta composições de grandes personalidades da cena musical brasileira como "Valerá a pena" e "NĂŁo tem solução", do pai Dorival Caymmi; "Por toda a minha vida", de Tom Jobim e VinĂcius de Moraes; "Fruta boa", de Milton Nascimento e Fernando Brandt; alĂ©m de "Sede" de Moraes Moreira; "Velho piano" de Dori Caymmi e Ivan Lins; e "Medo de amar", de VinĂcius de Moraes, entre outras canções.
Filha do lendário compositor, cantor e violonista baiano Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, Nana fez histĂłria na MPB como uma das maiores intĂ©rpretes do paĂs. A artista era considerada uma das vozes mais importantes e reverenciadas do cenário nacional. Nana Caymmi já demonstrava o talento de berço desde a juventude. A trajetĂłria artĂstica começou cedo, em 1960, com o lançamento de seu primeiro trabalho em dueto com o pai.
Sobre Grandes Musicais
A sĂ©rie Grandes Musicais reĂşne 13 show histĂłricos preservados no acervo da emissora pĂşblica com imagens raras de grandes Ăcones da mĂşsica nacional. O conteĂşdo especial pode ser conferido no app TV Brasil Play e no YouTube do canal.
A produção resgata apresentações com personalidades da mĂşsica popular brasileira como EmĂlio Santiago, Neguinho da Beija-Flor, Leny Andrade, Elza Soares, JoĂŁo Nogueira, Sandra de Sá, Moraes Moreira e o grupo Fundo de Quintal.
Com uma hora de duração, as performances foram gravadas pela TVE do Rio de Janeiro nos anos 1980 e 1990. Os espetáculos estão conservados no acervo da emissora pública. A série Grandes Musicais combina sucessos do repertório de astros com depoimentos dos próprios artistas.
Nenhum comentário