ÚLTIMOS

Baseada em experiências reais e vivências inusitadas da família do ator e comediante Paulo Vieira, 'Pablo & Luisão' estreia dia 22 no Globoplay

Foto: Globo/Léo Rosario

Personagens da vida real ganham as telas em ‘Pablo & Luisão’, nova série Original Globoplay com estreia em 22 de maio. Baseada em experiências reais e vivências inusitadas da família do ator e comediante Paulo Vieira, a produção resgata as histórias do passado de uma dupla inseparável e sonhadora, Luisão (Ailton Graça), pai do artista, e Pablo (Otavio Muller), seu melhor amigo. E em meio a tantos acontecimentos surreais e divertidos dos dois está Conceição (Dira Paes), mãe de Paulo, o próprio comediante, interpretado por Yves Miguel na trama, e Neto (João Pedro Martins), seu irmão. Ambientada em Palmas, no Tocantins, a obra chega à plataforma com seus 16 episódios na íntegra, convidando o público para uma maratona leve, descontraída e emocionante.

A trajetória de Pablo, Luisão e Conceição se assemelha à de muitos brasileiros. Migrante no Tocantins, Luisão se tornou pai aos 19 anos e decidiu sair do interior de Goiás para criar os filhos na capital recém-formada do estado vizinho. Quando suas ideias não dão certo, ele faz piada e ninguém consegue ficar bravo porque sabe que tudo é feito por amor. Paulo, Neto, Conceição e Pablo – não necessariamente nessa ordem, como poderá ser constatado na série – são a razão de viver de Luisão.

Quando a dupla de amigos se reúne, pode parecer que as furadas todas partem do Pablo e que Luisão apenas embarca nelas. Mas não é bem assim. Ambos têm ideias ruins na mesma proporção e um alimenta o outro. Tudo que Pablo faz não tem sentido se Luisão não está presente. É com ele que compartilha suas piadas infames, divide o sonho de se tornar um vendedor de salgados bem-sucedido e apresenta as criações mais megalomaníacas e inovadoras que não vão dar em lugar nenhum, mas fazem Luisão vibrar. Pablo é um otimista incorrigível: cultiva uma certeza interior de que, independentemente do que acontecer, no final, vai dar certo.

Pablo é o cara que chora e Luisão é o que se irrita. Pablo é o tipo mais distraído, enquanto Luisão é o que dirige o carro. Pablo é capaz de mentir para polícia, já Luisão é daqueles que dispensa o arquiteto. São muitas as definições sobre esses dois homens que mexem com as estruturas de Palmas, mas, principalmente, de Conceição. A mãe de Paulo Vieira é uma mulher de origem pobre. Se casou cedo com Luisão e até hoje é comum ver os dois vivendo fragmentos da juventude interrompida pelo nascimento dos filhos. A relação do casal é afetuosa, embora controversa: ela sabe que o esquema tático vigente é Pablo e Luisão x Conceição, mas reconhece que a relação dos dois é verdadeira e faz bem para os amigos de longa data.

Completando a família, a dupla mirim Paulo e Neto. Mais que um irmão caçula, Neto sempre foi como um filho para Paulo, a quem protege do mundo. José Vitória da Silva Neto é o seu parceiro, são como uma dupla "firme e forte", cúmplices que vivem em seu universo particular. Paulo foi a primeira criança da família: neto mais velho de Vó Diléia (Jurema da Matta), primogênito de Conceição e o ajudante oficial de Pablo e Luisão. Em qualquer família, ser o número 1 pode significar muito, e na de Conceição e Luisão, a pessoa já nasce com responsabilidades. As de Paulo, por exemplo, eram cumprir as tarefas de casa e da fábrica de salgados, além de cuidar do irmão.

Outros personagens embarcam nas aventuras de Pablo e Luisão
Aos poucos, o público conhece outras figuras que circundam as peripécias de Pablo e Luisão. Como no dia em que decidem visitar Tio Zé (Carlos Francisco), irmão de Conceição, e Tia Vera (Rejane Farias) em uma cidade ribeirinha, onde saem para caçar jacaré. E como explicar uma cerca elétrica capaz de dar choque mesmo desligada? Se a estrutura for fruto do trabalho conjunto dos dois, esse é o único resultado possível. Tudo pela insistência de Conceição em ver seu terreno murado e acabar de vez com os embates com a vizinha Zélia (Patrícia Pinho).

Entre toda as empreitadas da dupla dinâmica, a venda de salgados é o único investimento consistente e duradouro. Mas Pablo ganha um desafeto com a chegada de Seu Justino (Wilson Rabelo) para ajudar Conceição na produção da fábrica. Mais que amigos, viram pai e filha. Excelente cozinheiro e dono de um humor afiado e debochado, Justino sabe, como ninguém, dar nomes aos quitutes que faz, com direito a sobrenome marqueteiro. Da famosa "coxinha delíciammm" aos irresistíveis "pastel delíciammm" e "cheese delíciammm".

Um combo de participações especiais
A trama também é recheada de participações ilustres, como as das atrizes Solange Couto e Karine Teles, logo no episódio de estreia. Líder da associação de moradores do bairro, a personagem de Solange tenta organizar a vizinhança quando Pablo e Luisão aprontam uma de suas confusões. Nessa atmosfera, entra em cena Karine, como Selma, uma jornalista disposta a entender e noticiar o conflito. Em outra ocasião, os amigos recebem uma proposta irrecusável do padre da cidade, vivido por Miguel Falabella, para vender salgados em uma romaria. Sebastião promete dar o que falar na paróquia e não demora para a dupla descobrir que o novo morador da região se trata de uma pessoa para lá de trambiqueira.

Quem também surge ao longo da série é Marcelo Adnet, como o oportunista Bigode, que convence a família de Paulo Vieira e todo bairro de que é vantajoso investir na criação de avestruz. É furada na certa, com direito a repercussão nacional. Em outro episódio, Pablo e Luisão são convidados por uma empresária musical, personagem de Grace Passô, a formar uma dupla sertaneja que tem tudo para ser um sucesso. Deslumbrados, os protagonistas nem imaginam o risco que correm. Chegam a estampar a capa do jornal com tanta história para contar. Já no episódio que fecha a temporada, Lima Duarte dá vida a um grande amigo do Tio Zé, contagiando a tela com emoção. Entre outros nomes consagrados no cinema, no teatro e na televisão, a série reúne Clarissa Pinheiro, Davi Pinheiro, Gero Camilo, Rodrigo Fagundes, Rafael Vitti, Welder Rodrigues, Grace Gianoukas, Evaldo Macarrão, Orã Figueiredo e mais.

Criada por Paulo Vieira, com redação final de Paulo Vieira e Maurício Rizzo, ‘Pablo & Luisão’ é uma produção dos Estúdios Globo para Globoplay e TV Globo. Foi escrita por Bia Braune, Caíto Mainier, Maurício Rizzo, Nathália Cruz, Patrick Sonata e Paulo Vieira. A série tem direção artística de Luis Felipe Sá, direção de João Gomez, produção de Leilanie Silva e produção executiva de Claudio Dager. A direção de gênero é de Patricia Pedrosa.

Nenhum comentário